O Natal é uma época repleta de tradições e sabores que passam de geração em geração, por isso queremos falar-lhe um pouco desses saberes. Recordar sabores e mesas postas com o brilho do Natal, o encanto dos cheiros, os adereços imprescindíveis e as conversas nesta quadra tão especial!
Assim, o que mais gostamos é que as refeições sejam perfeitas! É nas entradas que começa o encanto, por isso, na Frescas Surpresas, temos as sugestões ideais para brilhar.
Bacalhau de Natal:
Em primeiro lugar, apresentamos-lhe um dos pratos principais na ceia de Natal de quase todos os portugueses… o Bacalhau!
Acima de tudo, tem de ser de qualidade e na Frescas Surpresas temos várias opções. Por exemplo, o Bacalhau Posta Especial Demolhado, com um peso de 800g a 1000g, é o ideal para cozer, acompanhado com batata, couve e ovo. Além disso, existem mais de mil e uma receitas de bacalhau perfeitas para agradar a todos. Por exemplo, bacalhau à lagareiro, arroz de bacalhau, caldeirada de bacalhau, açorda de bacalhau, lagarada, bacalhau com molho de mostarda, à marinheiro, à Narcisa, com mel e alho, à Gomes de Sá, espiritual, à Brás e claro o bacalhau com broa, com a crosta de broa crocante que tanto gostamos.
Se bem que, podemos ser irreverentes e acompanhar o bacalhau com os vários tipos de batata ou, dar asas à imaginação e colorir os nossos pratos acrescentando legumes.
Polvo de Natal:
Da mesma forma, não podemos esquecer um dos anfitriões das mesas de Natal, o Polvo!
Também, com um sabor marcante traz sofisticação às refeições natalícias. A Frescas Surpresas tem disponíveis várias opções de polvo, como por exemplo, os Tentáculos de Polvo Cozido, embalado um a um com cerca de 200g a 260g. Tal como o bacalhau, também o polvo pode, ser preparado de diversas formas, por exemplo: à lagareiro, grelhado, em saladas, ou mesmo em risoto. Os acompanhamentos podem ser diversos, como legumes, pão fatiado ou os pães diferenciados.
Na Frescas Surpresas temos, para si, certamente, os melhores ingredientes. O mais importante é celebrar o Natal com amor, alegria e, claro, boa comida. Que este Natal seja recheado de sabor e o mais importante, de felicidade!
Em suma, a escolha entre o polvo e o bacalhau pode ser um impasse. No entanto, se com o polvo podemos inovar, o bacalhau tem um passado mais rico e representa as raízes e a história. Certamente, incluir o polvo como entrada e o bacalhau como prato principal é uma ótima forma de os apresentar num menu. Mas, com as nossas sugestões queremos mostrar-lhe que é possível agradar a vários paladares e criar boas experiências!
Sugestões de receitas:
Salada fresca de polvo
Para 4 pessoas / Preparação 20 min. / 1h30 no frio
Ingredientes
- 500 g de polvo cozido Frescas Surpresas
- 200 g de tomate em cubos (sem pele nem grainhas)
- 50 g de pimento encarnado, em juliana fina
- 100 g de cebola roxa picada
- Coentros frescos, picados finamente q.b.
- Malagueta fresca picada finamente q.b. (opcional)
- Azeite q.b.
- Flor de sal q.b.
- Pimenta preta moída no momento q.b.
Para a maionese de lima e limão
- Maionese q.b.
- Sumo de lima q.b.
- Sumo de limão q.b.
- Raspa de lima q.b.
- Raspa de limão q.b.
Instruções
Em primeiro lugar, prepare a maionese de lima e limão. Numa taça, junte maionese, sumo e raspa de limão e sumo e raspa de lima. Envolva tudo e retifique os temperos e reserve no frio. Enquanto isso, corte o polvo cozido em rodelas de tamanho regular, temperado com flor de sal, azeite e pimenta preta.
Posteriormente, junte o tomate em cubos, o pimento encarnado cortado em juliana fina, a cebola roxa picada, coentros picados e, se gostar, malagueta finamente picada. Envolva e retifique os temperos se necessário.
Sirva a salada bem fresca, acompanhada da maionese de lima e lima acompanhada de fatias de broa, por exemplo.
Que delícia! 😊
Soufflé de bacalhau
Ingredientes (4 pessoas)
- 2 postas de bacalhau demolhado Frescas Surpresas
- 250 g de alho-francês
- 100 g de farinha
- 80 g de queijo parmesão ralado
- 500 ml de leite
- 30ml de azeita
- 4 ovos M
- Cebola
- Dentes de alho
- Raspas de / limão
- Coentros q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Manteiga para untar
Preparação:
Em primeiro lugar, leve ao lume um tacho com água, adicione o bacalhau e deixe cozer durante minutos. Depois isso, retire, escorra, desfie o bacalhau e reserve. Posteriormente, descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Lave e corte o alho francês em rodelas. Enquanto isso, pique os coentros.
Leve ao lume o mesmo tacho com o azeite, a cebola, os alhos e o alho-francês e deixe refogar durante 10 minutos. De seguida adicione o bacalhau e os coentros. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Enquanto isso, junte o queijo, o leite, a farinha, as gemas, e as raspas de limão. Posteriormente, misture, retire do lume e triture bem.
Numa tigela, bata as claras em castelo e de seguida, envolva-as no preparado do bacalhau. Depois disso, verta o preparado para uma taça, previamente untada com manteiga, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos ou até que fique cozido. Retire do forno e sirva de seguida.
Bibliografia:
Teleculinária. (2024). Cozinha Maravilha – Soufflé de bacalhau. https://loja.teleculinaria.pt/shop/784-cozinha-maravilha-178-versao-digital-3261?category=29#attr=
As melhores receitas do ano / José Avillez ; coord. Mónica Bessone, Rita Canas Mendes. – [S.l.] : Expresso, imp. 2016. – 63 p. : il. ; 21 cm. – ISBN 978-989-99695-2-0