Chegaram os GELADOS!
Com o Verão, com o calor e dias felizes apetece mais, mas muito mais um GELADO!
Temos uma disputa entre o gelado e o sorvete. Mas quando o gelado apareceu derreteu o nosso coração e, dificilmente resistimos. O sorvete, é feito com puré de fruta, açúcar (ou xarope de açúcar) e água.
O gelado tem mais ingredientes, é mais elaborado e, a sua base é feita com produtos lácteos. No Brasil o sorvete contém produtos lácteos, e o sorvete que nós conhecemos em Portugal chama-se sorbet no Brasil.
Não há certezas quem foram os primeiros povos que criaram esta iguaria dizem que poderão ter sido os Chineses, os Árabes e também os Egípcios.
Benefícios dos gelados para a saúde
Durante o ano podemos comer gelados em qualquer época e comemos com prazer. Mas o gelado além de nos trazer um momento único de sabores e aliviar o nosso stress, traz também benefícios para a saúde. Os valores nutricionais que os gelados nos trazem são mais que um.
• Os gelados feitos com leite são ricos em cálcio e fortalece os ossos, mas também fortalece os dentes.
• Os que são feitos de gelo, sorvetes e granizados contêm uma grande quantidade de água e por isso ajudam a hidratar-nos na época de mais calor.
• Aqueles que contêm chocolate escuro, ajudam o nosso coração, protegendo as artérias para não ficarem bloqueadas.
• As vitaminas que contém os gelados que são feitos com fruta são um mais positivo para o nosso organismo.
• Além das vitaminas podem conter proteínas que precisamos para os nossos dias ativos.
• Ajudam a perder peso, isto porque o gelado ao ser consumido frio arrefece o nosso organismo e para equilibrar a temperatura o corpo precisa de aquecer novamente e, então vai queimar calorias e gorduras
Aproveite os benefícios e coma com moderação.
Quando comer gelados!
Tantos momentos para saborearmos um gelado. No almoço ou jantar naquele sítio especial com as pessoas que gostamos. Os gelados de fruta colocados na carcaça da fruta, o que realmente é uma novidade. Em forma de bolos ou tartes feitos com os ingredientes certos. Nas taças com várias cores e texturas cremosas, em forma de sanduiches. Mas com um pouco de criatividade comemos um gelado com uma especialidade que gostamos. Gelado com crepes, com waffles, com cereais, com toping de chocolate ou frutas, e fazemos um belo casamento de sensações.
Variedades de gelados
A diversidade é grande começando pelos bombons, que são os que tem pauzinho, contem leite ou nata com uma cobertura de chocolate e por vezes com umas pinceladas de amêndoa ou avelã. Continuando a serem apetitosos, os sanduiches, que são compostos por bolacha, chocolate, baunilha ou avelã.
Claro que sempre importante o tão saboroso cone ou corneto com vários sabores entre a nata, chocolate, baunilha, morango, limão e envolto na fina e crocante bolacha com o chocolate duro a finalizar a ponta do cone
Para os mais pequenos há sempre o gelado de gelo de vários sabores com o pauzinho. E dentro dos infantis há aqueles que tem surpresas ou são envoltos em figuras reconhecidas do mundo dos desenhos animados. Não esquecemos as barras, que contem natas, chocolate, avelã, caramelo.
Os gelados a granel que entre os sorvetes e os de creme podemos sempre variar e acrescentar um toping de fruta, de chocolate, de café ou uma bebida espirituosa.
As frutas geladas que nos deixam surpreendidos pela apresentação na casca natural da fruta.
As porções individuais com um aspeto delicioso para um momento muito especial.
Em formato individual aquela hora do dia mais recatada, existem sabores para vários gostos.
Uma fatia de tarte gelada no momento do café.
Curiosidades sobre os Gelados
Também temos em Portugal um “Concurso Nacional de gelados artesanais e tradicionais” sabiam?
Para honrar o gelado no sentido de o promover, divulgar e valorizar foi criado o concurso de gelados artesanais e tradicionais, genuínos e exclusivamente produzidos em Portugal. Foi criado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. e a Qualifica/oriGIn Portugal. Este concurso faz parte de um conjunto de iniciativas que pretendem valorizar os produtos tradicionais portugueses e a qualidade com que são produzidos.
Vamos lá comer um gelado!