Reaproveitar Sobras de Natal: Criatividade e Sustentabilidade

Numa época de celebração, união e muitas vezes, excessos, é importante ser criativo e sustentável criando alterativas para os desperdícios.

O Natal é uma época de celebração, união e muitas vezes, excessos. A mesa farta, os presentes e as confraternizações podem gerar uma quantidade significativa de sobras, principalmente no que diz respeito à comida. Uma prática que promove a sustentabilidade e economia de recursos é criar pratos saborosos e assim reaproveitar as sobras de natal. Apresentamos diversas maneiras de utilizar as sobras de Natal, transformando-as em novas experiências gastronômicas e contribuindo assim, para uma redução de desperdícios.

1. Planeamento e Preparação

O primeiro passo para evitar sobras e excessos é planear!

Na preparação da ceia de Natal, é importante ter uma noção de quantas pessoas estarão presentes e quais os pratos apreciados. A tradição de preparar uma grande quantidade de alimentos resulta em excessos desnecessários.

Da mesma forma, elaborar um cardápio que inclua pratos que possam ser facilmente reaproveitados, evita sobras.

2. Pratos Clássicos com Sobras

Após o Natal, vai haver, certamente, sobras de bacalhau, peru, polvo e outros. Uma forma de reaproveitar é, acima de tudo, transformar em novos pratos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Roupa Velha: é um clássico para reaproveitar sobras, nomeadamente de: batatas, couves, bacalhau e ovos. Como fazer: em primeiro lugar , cortar as batatas, as couves, o bacalhau e os ovos em pedaços mais pequenos. Numa frigideira antiaderente preparar um refogado com o azeite e o alho bem picado. Deixar alourar bem, junte o bacalhau, as couves, as batatas e finalmente o ovo. Envolver bem e servir de imediato.
  • Sopa de Carnes: As sobras de carne são oportunidade para preparar uma sopa rica. Basta desfiar a carne e juntar legumes, caldo e temperos a gosto. Alem disso, é uma opção reconfortante para os dias frios.
  • Sanduíches: Usar a carne que sobrou em sanduíches ou wraps. É muito fácil: acrescente folhas verdes, queijo e condimentos para criar uma refeição rápida e saborosa.

  • Bolinhos de bacalhau ou Pataniscas: Desfiar o bacalhau e preparar com as receitas tradicionais para bolinhos de bacalhau ou pataniscas. Acima de tudo, resulta um petisco muito saboroso que agrada à maioria das pessoas.
  • Salada de polvo: Corte o polvo em pedaços pequeninos, adicione a salsa que utilizou para enfeitar os pratos do dia anterior e pique a couve. Junte tudo e acrescente meio pimento assado também cortado aos pedaços. Envolva tudo num pequeno fio de azeite, coloque numa taça e leve à mesa. Delicioso!

3. Reaproveitando Acompanhamentos

Acompanhamentos, como arroz e saladas, podem, portanto, ser reinventados.

Por exemplo:

  • Arroz de Natal: transformar num “arroz de Natal” na adição de frutos secos, castanhas e especiarias.
  • Saladas Criativas: As sobras de saladas podem ser reaproveitadas em novos pratos. Assim, misture com outros ingredientes, por exemplo, quinoa ou lentilhas e ovos ou atum para criar uma salada diferente e nutritiva. É, certamente, uma forma de dar um novo sabor ao que sobrou.

4. Doces e Sobremesas

Bolo-rei, rabanadas e mousse de chocolate, também podem ser reaproveitadas. Veja algumas ideias:

  • Bolo-rei: fatiar, torrar e preparar com manteiga, preparar e fazer queques. Sendo um reaproveitamento mais elaborado, também poderá conseguir resultados, bastante bons nomeadamente, junto de pequenos consumidores que torcem o nariz ao bolo-rei. Há também a possibilidade de fazer desde pudim a formigos, doce bastante apreciado no Minho.
  • Torta de Frutas: Utilize frutas que sobraram da ceia para preparar uma torta. Misture as frutas com um pouco de açúcar e canela, coloque em uma massa de torta e leve ao forno até dourar.

7. Criatividade e Conexão Familiar

Reaproveitar as sobras de Natal é também uma oportunidade para tornar a reunir a família e exercitar a criatividade na cozinha. Um dia de “culinária de sobras” é uma atividade educativa sobretudo para os mais novos, que assim tem oportunidade de perceberem que nada se perde, tudo se pode transformar e reaproveitar. Todos tem oportunidade de participar na criação de novos pratos. Isso não só fortalece os laços familiares, mas também ensina a importância de valorizar os alimentos e evitar desperdícios.

8. Conclusão

Reaproveitar as sobras de Natal é uma prática que traz benefícios a vários níveis e sobretudo para o ambiente. A criatividade na cozinha ao transformar o que poderia ser descartado em novas refeições, contribuí assim, para a redução do desperdício de alimentos e uma alimentação mais consciente.

Nesta quadra, que tal começar a tradição de reaproveitar as sobras? Com planeamento, criatividade e um pouco de amor, é possível transformar a ceia de Natal numa celebração ainda mais especial, onde cada prato conta uma história e cada ingrediente é valorizado.

Afinal, o espírito de Natal não se resume apenas às celebrações, mas também à forma como cuidamos do que temos e das pessoas ao nosso redor.

Partilhe este artigo:

Artigos relacionados